Comida orgânica: você conhece seus benefícios?
30 de abril de 2018
Excesso de sal? Saiba como substituir o tempero nos alimentos
14 de junho de 2018
Mostrar todos

Seu filho come mal? Saiba como incentivar as crianças a comerem bem

Poucos adultos resistem a doces e alimentos industrializados. Refrigerantes, salgadinhos e chocolates agradam o paladar da maioria das pessoas, e se para nós é tão difícil resistir a essas tentações, imagine para uma criança!

A falta de tempo, aliada a praticidade desses alimentos, faz com que muitos pais alimentem seus filhos com comidas pré-preparadas carregadas de sal, açúcar, conservantes e gorduras. Dessa forma, os pequenos praticamente já nascem acostumados a ter uma alimentação nada saudável.

Como a infância é uma época de desenvolvimento, as crianças precisam receber todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável, e nada melhor do que frutas, verduras e legumes para fornecer essas substâncias. Mas como fazer com que a hora da refeição não seja uma experiência estressante e traumática? Confira a seguir dez dicas de como incentivar as crianças a comerem bem.

  1.  Controle os alimentos que chegam até a criança
    Não permita que seu filho consuma alimentos artificiais. O contato de crianças pequenas com comidas industrializadas causa estranheza na hora de introduzir verduras e legumes à dieta.
  2. Decore os pratos
    Ofereça pratos coloridos e desenhe carinhas e animais com os alimentos. Essa prática é uma maneira de prender a atenção e divertir as crianças durante as refeições.
  3.  Evite líquidos durante as refeições
    A ingestão de líquidos junto com a comida dá sensação de saciedade, fazendo com que a criança coma menos. Se possível ofereça água ou suco natural após as refeições.
  4. Inclua a criança nas atividades
    Leve seu filho para comprar os alimentos e mostre como cada um deles é preparado, isso integra a criança e desperta seu interesse.
  5. Promova experiências
    Quando a criança sente a textura de cada alimento, ela conhece melhor aquilo que irá comer.
  6. Varie a forma de preparo
    Experimente oferecer verduras cozidas, assadas, cruas, etc., até descobrir qual maneira agrada mais o paladar do seu filho.
  7. Não obrigue
    Seu filho não é obrigado a gostar de todas as verduras existentes, por isso, não o pressione para comer de tudo.
  8. Não castigue
    Procure evitar broncas e castigos por causa da alimentação. Quando a criança é punida por não comer determinado alimento, ela associa o momento a algo ruim, perdendo o interesse por certos pratos.
  9. Tenha paciência
    O paladar das crianças muda com o passar do tempo, então, se ela rejeitar alguma comida em um primeiro momento, espere e ofereça novamente depois de alguns meses.
  10. Procure a origem
    Leve seu filho para conhecer de onde vem cada alimento. Uma fazenda, horta ou pomar são boas opções para que a criança veja a origem das frutas e verduras.

Para introduzir seu filho a um mundo de comidas saudáveis com diversas opções de pratos com verduras e legumes, leve ele ao Restaurante Dom Veggie. Além de usar somente produtos orgânicos –sem agrotóxicos e outros químicos, o Dom Veggie dispõe de um lindo pomar para aproximar seu filho da natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *